sexta-feira, 16 de março de 2012

Brotos e vitalidade

Os grãos germinados e brotos, como de trevo e alfafa, tem aparecido com frequência em matérias na TV e revistas especializadas.
A Alimentação Viva tem como base, o consumo de vegetais (folhas, raízes, sementes germinadas, brotos, frutas, etc), " In Natura", ou seja, na forma que encontramos na natureza: sem o processamento por calor, superior a 40ºC (fritar, cozinhar, assar, vapor) ou congelamento.
Os processos citados, eliminam a vitalidade dos vegetais, não sendo mais considerados alimentos vivos.
Os nutrientes, continuam a existir e portanto, a culinária convencional é adequada para satisfazer as necessidades nutricionais. O prejuízo se dá em relação à vitalidade.
Mas o que é esta vitalidade? É uma forma de energia!
Quando avaliamos um alimento sob o prisma do conhecimento oriental, classificamos em alimento Yin ou Yang (energia negativa ou positiva). Sabemos também que o aquecimento pode tornar o alimento mais Yang. Isso significa que o aquecimento não destrói a energia!
O que acontece então?
Você já colocou uma semente na água para germinar, por exemplo um feijão?
As folhas e raízes aparecem em pouco tempo. Tente agora cozinhar o feijão alguns minutos e depois deixe para germinar. Ele irá estragar, sem germinar!
O que foi destruído é exatamente a energia de "Vida"!
A Vitalidade é uma energia diferente dos conceitos de Yin e Yang.
Como toda informação que começa a ser divulgada em grande escala, os benefícios dos grãos germinados e brotos ainda não são exatos. Desta forma, não podemos acreditar em tudo que ouvimos, mas também não podemos acreditar apenas naquilo que é comprovado pela ciência.
A ciência nos ajuda a evitar o fanatismo e a superstição, mas ainda é um instrumento muito limitado.
As pesquisas apenas tentam compreender o que existe, ou seja, não podemos afirmar que não existe aquilo que não entendemos.
A alimentação viva, com o uso de grãos e brotos já tem uma história comprovada há milênios, com os benefícios constatados na prática.
Acredito que este caminho trará muitos benefícios para a humanidade, basta seguirmos com cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário